CURSO DE CAPACITAÇÃO EM

PICC E CATETERISMO UMBILICAL

Preencha seu cadastro para ficar por dentro das nossas novidades.

O Curso de PICC e Cateterismo Umbilical do CETEM também é direcionado a profissionais e estudantes da área da enfermagem, que buscam crescimento/aprimoramento profissional e consequentemente melhor remuneração. A equipe do CETEM oferece um curso que prepara o profissional para uma atuação em consonância com as exigências do mercado e em conformidade com a legislação atual, garantindo a formação de profissionais competentes e bem preparados.

CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA - PICC

O cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência (PICC) é confeccionado em material macio e flexível (silicone ou poliuretano), indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia e infusões hipertônicas entre outras.


O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através da resolução 258/2001, reconhece a implantação do PICC, como competência do enfermeiro, desde que, tenha recebido formação, através dos cursos de treinamento e capacitação. Com a utilização do PICC, o paciente tem menos exposição a múltiplas punções venosas e menor risco de infecção e intercorrência, quando comparado com a inserção de cateteres venosos centrais. Sendo assim deve ser a primeira escolha para pacientes com perspectiva de tratamento endovenoso por período prolongado.

CATETERISMO UMBILICAL



Em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o cateterismo umbilical é um procedimento comum e essencial no cuidado ao recém-nascido pré-termo, principalmente naqueles que necessitam de infusão contínua e possuem dificuldade para punção de acesso vascular. Além disso, contribui para a estabilização e manutenção de nutrição adequada (COREN, 2011).


Trata-se de um procedimento invasivo que possui diversas finalidades, tais como: infusão de líquidos, monitorização de pressão arterial invasiva, gasometria arterial, intervenção cardíaca, infusão de drogas e trocas sanguíneas (COREN, 2011; BRASIL, 2011). É importante lembrar que o cateterismo umbilical constitui uma escolha em casos emergenciais, não devendo ser escolhido para acesso de rotina, por decorrência das complicações da utilização dessa via.





Perguntas Frequentes


Qual é a metodologia usada no curso?


Exposição de conteúdo a partir de demonstrações práticas, visando participação dos alunos em relação às suas dúvidas e curiosidades e avaliação prática do desenvolvimento e aprendizado de cada um.


Centro Ensino Técnico Matogrossense - CETEM

Rua Antônio João, nº 210 - Centro - Cuiabá - MT

(65) 3322-2335


® Todos os direitos reservados.